Buddy Holly (nascido Charles Hardin Holley) nasceu em Lubbock, Texas, em 1936. Começou a tocar rockabilly depois de conhecer Elvis Presley. Mas chega de falar da vida do pobre diabo. É mais fácil falar de sua importância. Holly foi um dos primeiros astros do rock ´n roll e também pioneiro, junto a Chuck Berry, na composição de suas próprias músicas. No entanto, em minha opinião, Holly foi bem mais ousado que Berry: enquanto este compusera verdadeiro clássicos do rock, mas com um estrutura muito primitiva, Buddy investiu em efeitos de estúdio inéditos até então... nenhum Sgt. Pepper's, é verdade, mas ainda sim eram inovadores.
Nosso amigo nããrdz lançou vários singles de sucesso ("Peggy Sue", "Listen to Me", "Rave On", "Crying, waiting, hoping") , se dividindo entre sua carreira solo e sua banda, onde tudo começou, os Crickets. Eventualmente ele largou a banda e prosseguiu sozinho (acha que só pagodeiro faz isso?), mas sempre lançando músicas de enorme sucesso comercial, como "Early in the morning" e "It doesn't matter anymore". No entanto, sua carreira de sucesso foi interrompida em 1959, durante a turnê Winter Dance Party, devido a um acidente de avião que também matou o artista Ritchie Valens (do hit "La Bamba").
A influência de Buddy Holly se fez sentir no mundo do rock logo na década seguinte. Os Beatles mesmo, em sua primeira fase, se espelharam fortemente no estilo country-rock dos Crickets, a começar pelo próprio nome, que é uma homenagem ao grupo de Holly. "That will be the day", primeiro hit dos Crickets, consta na primeira gravação feita do Fab4. Bob Dylan afirma que decidiu fazer música quando, durante um show de Holly, percebeu que este o olhara.
Sua estética nerd tb foi celebrizada e foi objeto do hit "Buddy Holly", do Weezer, em meados dos anos 90. Cunhou-se então a expressão "geek-rock" para designar o som feito por nerds que resolvem empunhar guitarras, como o Weezer, Fountains of Wayne, Devo... todos sob a tutela astral do nosso caro Charles Hardin. Fico por aqui então, macacada... mas notem que óculos de armações grossas fazem parte do nascimento do rock! Pq diabos então as óticas não se mancam?
No comments:
Post a Comment